Happy Halloween "Jack O'Lantern" | curiosaMENTE


( Parte 2. FINAL)

Bom galera, a primeira explicação aqui, é sobre Abóboras. Mas temos mais de uma versão sobre isso. Então vou contar a primeira, junto com a parte final desse post e a segunda como um "complemento".


Um dos maiores símbolos do Halloween são as "assustadoras" caras nas abóboras iluminadas
por velas. São conhecidas como: Jack O'Lantern.
A origem também vem dos povos Celtas. Naquela festa, o Shamhain (Lembra?), todas as fogueiras eram apagadas para serem reacesas pelo "fogo da fogueira sagrada". Eles precisavam levar a brasa dessa fogueira, até suas residências; para isso eles usavam nabo como suporte (disso surgiu o costume irlandês de esculpir nabos e beterrabas para usar como lampiões ou lanternas).
No Halloween, as luzes dessas lanternas representam as almas dos mortos ou dos duendes que são libertados da condição de mortos. Quando os irlandeses foram para a América, não conseguiam encontrar tantas beterrabas ou nabos, mas encontravam abóboras em abundância. Desde essa época, as abóboras esculpidas não podem faltar no Halloween.

Alguns símbolos também tiveram origem na tradição celta, principalmente nas crenças dos sacerdotes Druidas. Por exemplo, o período da lua cheia era considerado favorável para a realização de determinados rituais.
Para os Druidas o gato era um animal místico. Eles acreditavam que as feiticeiras poderiam transferir sua alma para o corpo dos gatinhos, sendo assim, muitos gatos foram sacrificados quando havia suspeitas de eles serem "bruxas disfarçadas de gato". E os humanos que faziam isso, eram transformados em gatos como punição.
O morcegos adquiriu a má reputação, por sua habilidade de enxergar no escuro, e por possuir ascaracterísticas dos pássaros (no ocultismo, é o símbolo da alma) e dos demônios (por sernoturno).

Na verdade, o Halloween é uma festa celebrada por vários povos em muitos lugares do mundo, mas só que não com esse nome.

Valeeu?
Espero que tenham gostado.
2 beijos, 1 abraço
@ReehLoraneh

Comentários

Postagens mais visitadas