Por que damos presentes no natal? | curiosaMENTE


Ah, as doces e animadas festas natalinas. Os preparativos começam um mês antes, chester, amigo secreto, presentes das crianças, enfeites de natal, etc. Como minha mãe diz: Época de gastar.

Ela tem um pouco de razão, sabe. Nós, muitas das vezes, associamos essa data tão especial ao Papai Noel e aos presentes embaixo da árvore e esquecemos o seu real significado. Mas você sabe o por que? Sim, se você respondeu que é devido a nossa futilidade você respondeu correto, mas não é só isso.
Em todo lugar há essa pressão, a pressão de que a única maneira de fazer alguém feliz no dia 25 de dezembro é entregando-lhe presentes.
Porém, o assunto que me traz aqui, não é criticar a nossa ideia errada (tanto, que eu ADORO ganhar presentes no natal *__*), mas sim a curiosidade de saber, como, quando, por que e quem foi que teve essa ideia.

Muitos sites que eu pesquisei diziam que a entrega de presentes, foi "inventada" pelos três Reis magos. Para quem não conhece a história, a Bíblia conta que Três Reis Magos vieram do oriente de Jerusalém sendo guiados por uma estrela (daí vem a origem da estrela que fica em cima da árvore de natal) até onde estava o menino Jesus. Então, eles entraram no recinto e presentearam o menino com ouro, incenso e mirra.

Em outros sites, disseram que a prática de dar presente veio de um carinha muito simpático. Seu nome: Nicolau de Bari ou Nicolau de Mira. Filho de uma ótima família, ele doou seus bens para os pobres e desamparados, porém, tinha um grande amor pelas crianças. Então, após sua morte, ele foi canonizado no coração de muitas pessoas. No fim da Idade Média, ainda “espiritualmente vivo”, sua história alcançou os colonos holandeses da América do Norte onde o “bom velhinho” toma o nome de “Santa Claus", o que depois de algum tempo, seria transformado em Papai Noel (Assunto para próximo post).

Na verdade, são tantas as contradições que existem sobre o por que nós entregamos presentes, que fica até difícil afirmar com certeza qual é a correta, mas essas duas que eu postei, apareceram em mais sites.

Acredito que todos nós sabemos qual é o verdadeiro significado do natal. Não são os presentes (embora ganhá-los seja muito bom), não são os enfeites, não são as propagandas bonitas, nem outras coisas qualquer. Mas sim o nascimento de Jesus Cristo.
Okay, tudo bem que na verdade, Ele não nasceu no dia 25 de dezembro. Mas esse foi o dia que escolheram para comemorar.
Seja você protestante, católico, espírita ou de outra religião, vai concordar comigo (eu espero). Não importa a data, pois Jesus deve nascer diariamente no coração de cada um de nós.


Próximo post dicas de presentes bons, bonitos & baratos para "salvar" seu natal. Com certeza alguém ai deve ter deixado para comprar o presente do seu amigo secreto para a última hora.

2 beijos debaixo de uma árvore de natal (não pensem besteira, mas é que os presentes, geralmente, são colocados lá, não é? HAHA')
@ReehLoraneh

Comentários

Postagens mais visitadas