Um Amor de Outro Mundo | resenha.


Tem livros que simplesmente aparecem na minha vida e eu nem sei de onde vieram, Este é um deles. Quando em 2007, li "O Príncipe Fantasma" do Ganymédes José, tive a impressão de esse autor e temática não serem estranhos para mim (afinal esse nome é inesquecível). Só depois de alguns anos eu encontrei na estante da minha mãe (bem lá no fundo), empoeirado e esquecido o livro dessa resenha. Nas primeiras linhas, me recordei que já havia lido ele há muito tempo, mas é uma leitura tão gostosa, que eu comecei de novo.

Apesar de ter sido lançado no final da década de 80, faz uma crítica a nossa sociedade de um jeito tão atual, que parece que Ganymédes teve uma revelação sobre o futuro – ele trata até sobre feminismo no livro!
A história é envolvente, a leitura é rápida, romance despretensioso, perfeito para ler em uma tarde comendo pipoca.


Apareceu a Margarida!

 
"Cansada de dar ouvidos aos outros, Camila resolve cuidar da sua vida. Por isto sai de férias sozinha - para espanto e preocupação da mãe -, acaba com o namoro sem graça e se enfurna numa fazenda do tempo do Brasil Império, onde encontra um amor do outro mundo."
 
 
 
 
Camila é uma jovem insegura que está na sua última sessão com o psicólogo. Ele acha que a garota já está apta a tomar suas próximas decisões, sem medo de que isso seja algo negativo.
Nessa consulta podemos conhecer um pouquinho mais da personalidade da jovem, que consiste em fundir o atual/moderno com o antiquado. Apesar dela ter 15 anos, podemos ver uma moça com pensamentos e sentimentos maduros durante toda a história.
"(...) - Com essa história de progresso, eles acabam com a nossa tradição. E um povo sem tradição, é um povo sem raízes."
Depois de seu "renascimento", como ela mesma diz, decide passar as férias em uma fazenda com seus tios (de consideração), numa tentativa de se encontrar junto a natureza. Para isso, deixa seu (ex)namorado, seus pais e parte para a fazenda que fica em Itu, interior de São Paulo.
Analu é sua prima adotiva, de personalidade muito forte, sempre foi a líder do grupo de amigos e a mais teimosa. Érico, seu também primo de criação é um moço alto, forte, louro e belo. Na hora em que o vê, Camila se encanta e se apaixona por ele, mas ao mesmo tempo intrigada pois em seus olhos, parecem haver todas as tristezas do mundo.
A fazenda Lírios de Sá é toda envolta numa aura de mistério muito densa. Dizem os antigos moradores, que uma menina morreu de amor e ainda vaga por aí, à procura do antigo namorado. E é por essa história que Camila se encanta e passa a sonhar.
Os dias vão passando e coisas estranhas começam a acontecer: margaridas aparecem amassadas por toda a parte, espectros de vestido azul são vistos através do espelho, ruídos, pessoas assustadas e evitando comentar sobre os estranhos incidentes deixam Camila mais instigada.
Decidida a lutar pelo amor de Érico, Camila descobre que os fantasmas são mais reais do que ela pensava e que vai ter que ir até o final para lutar pelo seu amor, mesmo que para isso tenha que arriscar a própria vida e vencer todos os seus medos e inseguranças.
***
Amo Ganymédes pela habilidade de juntar o sobrenatural com o real, pelos cenários de seus romances (casarões antigos, teatros abandonados, fazendas do tempo dos escravos), por ter uma certa sensibilidade com os sentimentos adolescentes, e sobretudo, por engrandecer tanto o nosso país em suas obras.
Título Original: Um Amor de Outro Mundo
Autor: Ganymédes José
Data de Publicação: 1987
Número de Páginas: 140
Editora: Atual
Classificação: Literatura Brasileira; Infanto-Juvenil
Aonde Comprar:

Comentários

Postagens mais visitadas